segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Saudade inexplicável



Após alguns meses de meu ingresso no movimento secundarista, fui à atividade da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, da UBES, em Niterói. Na mesma cidade onde foi fundado o Partido Comunista do Brasil.

Com todo esse contexto simbólico, eu estava empolgadíssima, até mesmo porque depois de descobrir tanta coisa nova, pessoas legais, ideias transformadoras, ficamos eufóricos naturalmente.

Durante a plenária final, quando os nervos sempre ficam a flor da pele, uma juventude sem sentido estratégico (que, pelo fato, não vale a pena citar) puxou uma palavra de ordem xingando o João Amazonas. Era assim: “PCdoB para de zona, vamos empalhar o João Amazonas”.

Eles nem tinham acabado a frase quando uma multidão de militantes da UJS já estava em cima deles. Foi uma grande confusão, para não dizer pancadaria.

Mesmo depois de a poeira baixar, mesmo os dirigentes, diziam: “Como eles ousam citar o nome do João Amazonas?”.O sentimento é que ele estava ali, em meio a tantas meninas e meninos que deixaram suas casas para estar defendendo a educação brasileira e um país mais justo.

Durante a homenagem que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo o sentimento não foi menor. Foi mais consciente, pois depois de muitos anos, depois de passear pela formulação de Amazonas, parafraseando Einstein, não tem como a nossa mente voltar ao estado anterior.

Mesmo em outro estágio de compreensão da luta pelo socialista a emoção veio à tona.
Já durante o vídeo (link abaixo) as lágrimas rolaram por minha face. Na reflexão sobre a intervenção do presidente do PCdoB, ficou um vazio, uma saudade que é difícil de explicar porque eu não conhecia Amazonas.

O vazio parece-me, que é por sentir falta de alguém que se debruce para entender a realidade e elaborar uma teoria revolucionária para o país. Parece-me que no mundo todo faltam homens como João Amazonas, mas sobram perguntas a serem respondidas e vou além, faltam perguntas mais justas e coerentes serem formuladas.

Ainda hoje tento explicar e justificar para mim mesma o porquê dessa saudade, que não é um certo saudosismo. Ou será?

Espero que eu esteja no caminho para entender o papel de João Amazonas e o sentido que deu para toda a sua vida.

Nenhum comentário: